Apr 17, 2007

but it did happen..

Eu sempre achei o filme Magnólia um dos melhores da minha vida. Eu sei que é complicado escolher O melhor filme, pois isso é muito subjetivo. Mas sempre imaginei que, se num programa de TV, num sofá da intimidade da Xuxa, me perguntassem, antes da fatídica pergunta "Mathias por Mathias", qual é meu filme preferido, falaria Magnólia. Não sei o que me atrai tanto no filme. Acho que, além de toda a parte técnica do filme, a mensagem de que nada é por acaso, e que as coisas acontecem sem sabermos o porque.

Hoje estava no trabalho, e pela primeira vez em 2 anos, não quis almoçar. Tinha um sanduíche natural preparado por mamãe, e decidi ficar na minha mesa comendo, pois tinha que terminar algumas atividades. Estas atividades porém não exigiam muito tempo, o que me permitia ir almoçar sem problema nenhum. Mas não sei bem porquê, fiquei. Lembro até que quando estava vindo ao trabalho, às 7 da manhã, pensei comigo: "Hoje não vou almoçar, tenho sanduíche, ficarei relaxando na minha mesa". Enfim, fiquei.

Nisso aparece a pessoa da limpeza (Janete) e sempre conversamos sobre tudo e nada, coisas genéricas da vida, e damos boas gargalhadas (ela ri de tudo, imagina se não me identifiquei). Enquanto conversava, metade do meu cérebro estava pensando em outros assuntos, relacionados ao trabalho principalmente. E estava encucado com algumas questões que não entendia muito bem, mas que eu enxergava de uma maneira dura, que me fazia sofrer sem entender.

Conversa vai e vem de um lado, pensamento ruim de outro. E ficamos assim até que chegou num ponto da conversa em que ela queria fazer enfermagem, que adorava ajudar os outros. Comentei que não aguentaria, pois odeio sangue, ver pessoas sofrendo, não era para mim. Na lata, sem pestanejar, ela comenta:

"Você sofre porque vê sofrimento"

Pronto, era o que eu precisava para unificar meu cérebro. Toda a dúvida, os pensamento ruins, o sofrimento sobre algo que não entendia muito bem no trabalho pareciam não me martirizar mais. "Por que vejo sofrimento?", questionei-me sem sucesso. E enquanto não respondesse essa pergunta, ficaria tranquilo. Não sei se a duração dessa tranquilidade será instantânea, mas que essa simples frase me ajudou, ajudou. E do outro lado do cérebro, a que mantinha a conversa com a Janete, se apoderou de toda a mente, e o interesse por cada vez mais conversar com ela foi aumentando.

Cérebro organizado, Mathias mais sorridente nesta terça-feira.

But it did happen.

3 comments:

PeixePequeno said...

oiee!

PeixePequeno said...

SIMMMMM so eu miolodepão!!!
sempre leito tudo tudo o que tu escreve.. e morro de saudades!
to com o teu cd! :P
bju amore!

Anonymous said...

matiiiiiiii!
que que essa janete quis dizer?