Jan 29, 2007

Estava outro dia esperando um ônibus. Eu e meu mp3... Eu, meu mp3 e um cigarro. E estava formado meu mundo pelos próximos 10 segundos. Após, percebi que meu universo tinham mais dois elementos. Um casal. E quando menos me dei conta, descobri um novo ser. O bebê que estava dentro da dona Maria (chutei o nome, e a probabilidade de acertar é grande). Percebi que os três estavam ali pois o homem me cutucou. Retirei meu fone de ouvido. "Empresta o fogo pra minha mulher??". E como não tinha isqueiro, emprestei a brasa (apesar de odiar isso, pois as pessoas são descordenadas e destrõem tudo...). "Muiro obrigado" ela disse. "Nossa que olhar educado o dela" pensei. Mas alguma coisa dentro de mim me fez continuar pensando neles. Até que o óbvio veio. Nossa, a mulher grávida deste jeito fumando! Começou o turbilhão:
- Será que ela não tem dó de fumar assim, grávida?
- Será que ela sabe que fumar durante a gravidez faz mal?
- Será que ela não vê que o menino pode nascer com algum problema, o que trará mais infelicidade do que ela hoje tenta tapar fumando um cigarro ? Que falta de pensamento sistêmico!
- Será que este marido deixa ela fumar mesmo ficando triste por dentro?
- Será que este marido deixa ela fumar pois também não sabe dos malefícios?
- Será que ele sabe e não está nem ai? Não pensa a longo prazo?
E isto foi só o início, o prefácio. A grande questão veio após pensar "Vou falar com ela". Pensei em abordar com algo do tipo "Olha, sem querer me intrometer, mas você sabe que fumar durante a gravidez faz mal pro bebê né?". Esta foi a melhor forma que encontrei. Mas não proferi num um fonema. Turbilhão novamente, agora tentando responder a pergunta "pq eu não falo?":
- Sou fraco?
- Sou covarde?
- Fico com medo de tomar uma bronca do tipo "A vida é minha"?
- Acho que ela já sabe então não adianta falar?
Não gostei de não ter conseguido falar com a mulher. Não gostei mesmo. Me senti impotente. Tentei entender porque não falava, mas não consegui achar a resposta. Fiquei duplamente triste, por mim de não ter falado, por ela de estar fazendo o que fazia.
Quando chegou meu ônibus, eu diria que fiquei triplamente triste. Não tinha notado que eu também fumava.

6 comments:

Anonymous said...

Fumar...

E por quê não fumar?

Vc assiste TV?
Lê jornais, revistas?...
Já viu de que as pessoas andam morrendo?

Nem precisa-se falar de terrorismo e guerras...
No Rio morrem ás dúzias, vítimas do tráfico, de assaltos, sequestros,...
são policiais, bandidos, civis inocentes...
Gente morre indo ao futebol, ao cinema, ou até caindo num buraco de metrô em São Paulo.

Sem falar de todos os problemas ambientais que afetam a vida no planeta. Dizem que daqui a 50 anos não teremos mais água potável, que a temperatura está aumentando, que isso irá gerar vários desastres ambientais.
A comida que comemos tem agrotóxicos, conservantes,estamos nos matando o tempo todo, até quando respiramos esse ar poluído e vamos à praia pegar sol e câncer de pele...

O cigarro mata, sim... Todos sabemos seus malefícios. Mas ele o faz, devagar... Há pessoas que fumam e vivem uma longa vida.

Considerando o número de pessoas que morrem no mundo e as causas (às vezes ridículas) de suas mortes; percebo que nossa vida é mesmo um nada.

Então cadê o problema em fumar...
Que diferença faz?

P.S.: No caso da mulher grávida, não penso que é certo fumar. Não é uma opção do ser humano que está sendo gerado, ser fumante e sim dela. Então ela deveria respeitar.

Fernanda Mattiola

Anonymous said...

mas por definição é um malefício.. portanto... qto menos malefícios.. melhor.. e ponto...

um erro nao justifica outro

mat

Anonymous said...

Não quero defender esse vício...
Não tem nenhuma vantagem, mesmo...

Mas o coloquei num ponto de vista mais pessimista.

A sociedade vive criticando quem fuma, vivem fazendo campanhas e por outro lado mata-se de várias outras formas.

Claro que um erro não justifica outro e não tem como defender o cigarro, mesmo.
Mas me parece que a pressão é muito grande, quando tem coisas bem piores acontecendo, poderia se utilizar essa energia pra outro mal.

Fe.

Anonymous said...

entendi... é fogo..

te entendo, e me agarro nestes argumentos para tentar justificar pra sociedade tb... mas o foda é quando nós mesmo nos criticamos por fumar.. hehehe este é o pior.. o resto dane-se..

mas eqto isso, desce uma bem gelada!!! :))

mat

Anonymous said...

não acredito que vc ainda fuma.
cigarro nem com ar blasé caro autor.

tava descobrindo que tudo é um processo, e "_grandes coisa advogado tudo acha isso", mas não é bem assim, existem msm processos.

vc pode começar a processar a informação de maneira diferente, e ela é projetada de acordo com o novo rumo.

por exemplo, se vc ligar o cigarro à ambientes escuros, sombrios, câncer, tristeza, pulmão preto, consequencias a médio e longo prazo... vc projeta o "nojinho" pelo cigarro.
e esse nojinho se levado à sério pode ser a porta aberta pro caminho da libertação do indivíduo.

pq o homem com o cigarro é um viciado, ok ok... exagerei.

o homem com o cigarro é um fumante, mas o fumo sem o homem não é absolutamente nada.

então não deixe um nada tirar sua qualidade de vida, de cheiro, de hálito (tãopouco a brancura dos seus dentes) e cara amarelada de nicotina pede um bordão ...
"pq ninguém merece"

p.s. não li o dialogo todo que meu dda naum permitiu (e estou sem minhas ritalinas ;DD)
humor: dry sarcarstic

Anonymous said...

-desconsidere os erros ortográficos e atenha-se ao teor.
;DD